Direito

COVID-19: Futebol e modalidades de pavilhão

OIP

O campeonato de futebol será retomado até ao final do mês de maio, muito provavelmente no último fim de semana do mês. Os jogos serão disputados à porta fechada e com severas medidas de segurança sanitária, de forma a não pôr em risco nenhum dos intervenientes.

Mas é o ponto final na temporada 2019-20 para modalidades de pavilhão em Portugal: Futsal, andebol, basquetebol, hóquei em patins e o voleibol, param definitivamente. Consequência: na época 2019/2020 não será atribuído qualquer título de campeão nacional, em qualquer categoria das modalidades. 

Quanto às despromoções:

No andebol, no basquetebol e no voleibol optou-se ainda por não avançar com despromoções (com excepção dos casos em que estivessem matematicamente confirmadas).

No hóquei em patins, a intenção é disputar, entre os meses de Agosto e de Setembro, uma “liguilha” que juntará primeiros classificados da II divisão e últimos da I, tal como primeiros da III e últimos da II para determinar a reorganização dos escalões.

Quanto às subidas de divisão:

No caso do hóquei estarão incluídas na “liguilha”, haverá “competições de apuramento em todos os níveis competitivos, excepto nos casos em que as federações já tenham comunicado a atribuição de direitos desportivos”. A ideia é que essas competições venham a ser realizadas no início da época 2020-21, em moldes a anunciar.

No caso do Basquetebol, na próxima temporada, os clubes que entendam não estar em condições para participar no nível competitivo para o qual têm direito desportivo, podem inscrever-se num nível abaixo sem qualquer penalização desportiva ou disciplinar. 

Quanto a provas internacionais:

No basquetebol, a classificação vigente no momento da interrupção dos campeonatos será utilizada para designar os clubes que vão competir nas provas europeias da próxima temporada.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.