A pandemia da Covid-19 está a alterar de forma permanente o comportamento dos consumidores e causar mudanças estruturais em várias indústrias. Um relatório da Big Red Rooster (empresa de branding da consultora JLL) veio identificar pelos menos 7 mudanças em curso.
7 hábitos que vão mudar
- Olhar, mas não mexer
O receio de contaminação deverá travar o ímpeto de tocar nas coisas.
2. Proteger o espaço pessoal
Semelhante ao evitar tocar nas coisas será o proteger as nossas “bolhas” pessoais. Durante semanas a fio fomos obrigados a manter distância de outras pessoas, e será difícil “mudar o chip” das diretrizes de distancialmento social impostos. Os espaços ao ar livre serão, por isso, preferidos.
3. Comprar local
Esta será outra consequência. A pandemia incutiu em muitos consumidores um maior interesse em fazer compras locais, e há cada vez mais pessoas a quererem apoiar os cafés, lojas ou restaurantes da sua zona.
4. Menos compras por impulso
Reduzir os gastos Com roupa, acessórios e outras coisas que não são prioridades.
6. Tudo se torna virtual
As compras online estavam a crescer antes da Covid-19 e ganharam agora um novo impulso. As marcas e empresas terão agora de ser mais criativos e aumentar a eficiência, terão de encontrar melhores formas de exibir os produtos online, e garantir que os compradores saibam, por exemplo, o tamanho exato de roupas e sapatos que devem comprar.
7. Lealdade às marcas que transmitem confiança
Segundo o relatório, os consumidores irão escolher as marcas que mais lhe inspiram confiança, e deverão sentir-se atraídas por aquelas que se mostraram sensíveis ao tema, nomeadamente através de várias iniciativas de promoção da saúde e segurança.
8. Decisões globais
A pandemia uniu-nos globalmente e, por esse motivo, a especialista acredita que os consumidores estarão mais conscientes e atentos sobre de onde é que vêm e são produzidos os produtos. Um novo desafio, também, para as marcas e empresas, que terão de ser mais transparentes sobre esses processos.

