
Com validade de um ano, o selo é gratuito e opcional, mas exige a implementação nas empresas de um protocolo interno, segundo regras da DGS.
O Turismo de Portugal alargou o um selo “Clean & Safe”, a mais empresas, desde estabelecimentos de Alojamento Local (AL), restaurantes, campos de golfe, rent-a-cars, áreas de serviço de autocaravanas e até guias intérpretes.
Como obter o selo
- Vá a Turismo de Portugal
- Submeta na plataforma a Declaração de Compromisso.
- O selo atribuído a cada empresa estará associada ao seu número de Registo RNET, RNAAT ou RNAVT.
- O caso especial dos guias intérpretes: deverão frequentar o programa de formação especialmente desenvolvido pelo Turismo de Portugal para esta situação: uma sessão de 2 horas de formação sobre o selo “Clean & Safe”, destinada exclusivamente a Guias Intérpretes. Os formandos receberão um “Certificado de Formação Clean & Safe” numerado e emitido pelo Turismo de Portugal. Este certificado deverá ser enviado para a associação ou sindicato acima mencionados (conforme a afiliação do Guia Intérprete) através do endereço de e-mail cleanandsafe@snatti.com ou cleanandsafe@agicportugal.com, concretizando assim a adesão ao Selo.
NOTA: Do número total de selos concedidos, a maioria foram para alojamento local (2.750), empreendimentos turísticos (2.042), agentes de animação turística (1.648) e agências de viagens e turismo (1.020).
