
Os operadores vão enviar faturas a quem subscreveu gratuitamente durante a pandemia e não cancelou o contrato antes do fim da suspensão do pagamento da mensalidade. A oferta da SPORT TV, Eleven Sports e Benfica TV era válida durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas dos respetivos canais.
A promoção era, sobretudo, benéfica para quem já era cliente, dado que não tinha de pagar por um serviço sem os conteúdos habituais. Ou seja, a oferta não era mais do que a ausência de pagamento durante um período de duração desconhecida. Assim que este terminasse, o serviço continuaria ativo e seria cobrado junto com a mensalidade. O consumidor teria de cancelá-lo e, mesmo assim, poderia ter de pagar os dias que decorressem entre o momento em que terminaria a suspensão (que não se sabia quando era) e o momento em que acabava o ciclo de 30 dias de ativação do canal.
A solução para os consumidores, que aderiram aos canais premium desportivos no período excecional de pandemia covid-19 e que não os pretendem manter, é solicitar o cancelamento ao operador a partir de agora e a não cobrança dos dias seguintes até ao final do ciclo. Para tal, devem invocar as dificuldades para compatibilizar o início do ciclo de faturação, e a necessidade de uma permanência mínima de 30 dias, com o momento certo para pedir o cancelamento de forma a evitar o pagamento de mais um ciclo.
