Direito

Desde Janeiro, entraram na Segurança Social mais 80.700 pessoas

O sector em maiores dificuldades é o da restauração e alojamento e isso mede-se pelos pedidos de prorrogação de layoff. Tivemos 107 mil empresas abrangendo 860 mil trabalhadores. Se olharmos por atividade económica, isto segunda a ministra da tutela, ouvido pelo Público, vemos em primeiro lugar empresas da área da restauração e alojamento, 23%, as do comércio representavam 22% e as indústrias transformadoras 10,2%. Nos pedidos de prorrogação, verifica-se menos 45% de trabalhadores das empresas da indústria transformadora. Se compararmos com o início de Março temos mais 93 mil pessoas inscritas nos centros de desemprego. Nos números do final de Junho temos mais 2000 desempregados inscritos em Portugal continental em comparação com o mês de Maio.

No campo das políticas ativas de combate ao desemprego, estão previstas três dimensões de medidas de apoio:

  1. as diretas de apoio às empresas para manutenção dos postos de trabalho, instrumentos financeiros de apoio à liquidez das empresas;
  2. medidas do IEFP de apoio à contratação e à reconversão;
  3. e apoio à dinamização de atividades económicas, como o programa já em Julho das acessibilidades em 100 espaços de serviços públicos na Saúde e na Segurança Social.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.