Direito

Novo sistema de apoio a cidadãos sobre-endividados

O Governo aprovou o Decreto-Lei que cria o SISPACSE – Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-endividamento, ao qual podem recorrer pessoas singulares e famílias

O SISPACSE é um sistema público de resolução alternativa de litígios na área da renegociação de créditos, simples, de adesão voluntária e que se pretende célere e de baixo custo. Visa assegurar ao devedor, com a ajuda de um conciliador, a possibilidade de reequilibrar-se financeiramente, num determinado momento e em concertação com os credores.

Além de permitir suspender processos de sobre-endividamento de famílias, este sistema previne também o recurso dos credores aos tribunais, atenuando os riscos de congestionamento do sistema judicial. E é logicamente para isso, desculpem o pessimismo, que isto serve, claro.

Recorde-se que ainda antes da crise económica decorrente da Pandemia já cerca de 70% dos processos de insolvência que corriam termo nos tribunais incidiam sobre pessoas singulares, representando as empresas os restantes 30%.

Cabe à Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), organismo que gere o SISPACSE, organizar listas públicas de conciliadores, que podem incluir mediadores dos sistemas públicos de mediação; profissionais com essa função junto dos Julgados de Paz, advogados, solicitadores e organismos de apoio ao sobre-endividamento (nomeadamente a DECO).

Para aceder a este sistema, o devedor deverá preencher um formulário próprio que vai ser disponibilizado online no website da DGPJ, indicando os credores, valores em dívida, data de vencimento dos créditos e respetivos garantes, caso existam.

Consulte a página https://dgpj.justica.gov.pt/Resolucao-de-Litigios/Sistemas-de-apoio-ao-sobre-endividamento para mais informação.

A criação do SISPACSE concretiza uma das medidas previstas no Programa de Estabilização Económica e Social na área da justiça económica, que se junta à solução temporária para as empresas – o Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas (PEVE) -, que entra amanhã em vigor.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.