Direito

OPERAÇÃO DE VACINAÇÃO EM CENTROS DE SAÚDE? São 957 mil pessoas dos 50 aos 79 anos com as quatro doenças de maior risco, além dos idosos a partir dos 80 anos…

A operação de vacinação em massa adivinha-se complexa e demorada. Basta ver que os serviços de saúde já identificaram 957 mil pessoas dos 50 aos 79 anos com as quatro doenças de maior risco, além dos idosos a partir dos 80 anos mesmo sem patologias, no conjunto destes dois novos grupos prioritários. Os números foram ontem adiantados pela ministra da Saúde. Marta Temido admitiu que, para este primeiro trimestre, está prevista a entrega de um total de cerca de 1,9 milhões de doses de vacinas, “menos do que aquilo que inicialmente” tinha sido contratado. Mas vai ser preciso esclarecer quem tem critérios para ser vacinado já. As pessoas acima dos 50 anos com as quatro patologias de maior risco vão poder saber se estão incluídas na lista consultando “um simulador” que será disponibilizado no “portal covid- 19” no final desta semana,

A vacinação dos dois grupos prioritários está a avançar muito devagar. Até ontem, havia 2380 vacinações agendadas, tinham sido enviados 1677 SMS e 902 pessoas responderam afirmativamente. Quanto às pessoas que não têm médico de família, foram emitidas “4140 declarações médicas”.

Relativamente aos outros grupos, até às 13h de ontem já tinham sido vacinadas cerca de 397 mil pessoas, quase 105 mil das quais com as duas doses.

Entretanto, continuam a chegar a Portugal milhares de doses de vacinas de várias empresas farmacêuticas que, no final da semana passada, ascendiam já a perto de meio milhão (493.050). Mas as entregas estão a ser realizadas a conta-gotas: ontem chegaram 87.750 doses da vacina da BioNTech-Pzer e está previsto o envio, esta semana, de 22.800 doses da vacina da Moderna, depois de, no domingo, a AstraZeneca ter feito a primeira entrega da sua vacina, num total de 43.200 doses. Esta vacina será, porém, reservada para os menores de 65 anos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.