Direito

Covid-19. Maiores de 65 anos vão ser vacinados com a terceira dose a partir de 11 de outubro

Os portugueses com mais de 65 anos vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir de 11 de outubro. A vacina vai começar por ser administrada a pessoas residentes em lares de idosos e com mais de 80 anos e depois irá de uma forma decrescente até à faixa igual ou superior aos 65 anos.

A EMA indicou que doses de reforço da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer “podem ser consideradas” para pessoas com mais de 18 anos, após seis meses da segunda dose, para aumentar os anticorpos.

A mesma EMA também já decidiu, e Portugal seguirá, que uma terceira dose da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer e da Moderna só deverá ser administrada na União Europeia (UE) a pessoas com “sistemas imunitários gravemente enfraquecidos”, após 28 dias.

Sobre a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 em simultâneo com a da gripe (esta iniciada no dia 27 de setembro), só depois de uma decisão da Organização Mundial da Saúde.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou, também no início de setembro, as normas para admitir uma terceira dose adicional da vacina a imunodeprimidos com mais de 16 anos, como transplantados, seropositivos e doentes oncológicos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.