
O país está em “situação de alerta” e vai passar a “situação de calamidade” no dia 1 de Dezembro, ao abrigo da Lei de Bases da Protecção Civil. Saiba o que muda a partir desse dia.
Uso de máscara é obrigatório onde?
A regra é o uso de máscara em espaços interiores.
Certificado de vacinação passa a obrigatório?
O certificado digital covid-19 (ou um teste negativo nas últimas 48 horas) vai voltar a ser obrigatório nos restaurantes, teatros e grandes espetáculos. Também voltará a precisar de certificado para aceder a um hotel ou alojamento local.
Mesmo vacinado, preciso fazer testes à covid-19?
Para visitar lares, pacientes internados, frequentar grandes eventos sem lugares marcados, recintos desportivos (logo, estádios de futebol) ou discotecas e bares passará a ter de apresentar um teste negativo (PCR ou antigénio).
Quais as regras nos aeroportos?
O teste negativo será́ obrigatório para todos aqueles que cheguem a Portugal por via aérea.
Crianças menores de 12 anos vão ser vacinada?
O Governo já́ encomendou 700 mil doses de vacinas para precaver uma eventual luz verde à vacinação de crianças. O primeiro lote, de 300 mil doses, chegará a 20 de Dezembro e um segundo lote, de 462 mil doses, virá mais tarde, em Janeiro. O assunto ainda será debatido.
Vai haver alguma “Semana de contenção”?
Durante uma semana, de 2 a 9 de Janeiro, o país vai estar mais confinado e as pessoas deverão evitar contactos fora do núcleo familiar. O período sucede à época festiva do Natal e Ano Novo e pretende conter a transmissão de casos evitando o “cruzamento de pessoas”, explicou o primeiro-ministro. Durante essa semana, o teletrabalho será́ obrigatório e as discotecas e bares estarão encerrados. Escolas, creches e ATL só́ reabrem depois deste período, com as aulas a arrancarem a 10 de Janeiro.
Onde posso fazer teste à covid-19?
Os testes gratuitos continuam a ser limitados a quatro por mês e por utente, sendo que os testes apenas podem ser realizados nas farmácias e laboratórios devidamente autorizados pela Entidade Reguladora da Saúde. Pode consultar as farmácias e laboratórios da sua localidade através destas listas, que estão em “constante actualização”, através do site do Infarmed.
